No passado dia 6 de Abril, em Mértola, no âmbito das II Jornadas da Caça de Mértola 2024, realizou-se uma palestra enquadrada num tema que se poderá genericamente classificar como “espécies cinegéticas com estatuto de conservação desfavorável”.
Com foco nas duas espécies que têm vindo a merecer particular atenção; rola-brava e coelho-bravo, foram apresentados as mais recentes iniciativas visando a sua recuperação e consequente melhoramento do seu estatuto de conservação.
Referente ao coelho-bravo foi apresentado o projeto LIFE Ibercoelho, com uma resenha introdutória do ponto de situação e das iniciativas passadas no sentido da sua recuperação populacional que nos conduziu a um projeto de âmbito ibérico, com o envolvimento de todos os principais agentes interessados na gestão da espécie.
O técnico superior do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Emídio Santos, apresentou os objectivos e resultados esperados do projeto: em particular a divulgação quer de ferramentas inovadoras de gestão, quer as ações que utilizaram o município de Mértola como local de experimentação, como seja a avaliação económica desta espécie.
A apresentação motivou a assembleia presente tendo suscitado amplo debate bastante focado nas soluções tendo em vista a sua recuperação, particularmente nas medidas mais adequadas de gestão, bem como na disponibilidade de todos poderem participar e colaborar na sua recuperação populacional.