A equipa do LIFE Iberconejo participou esta semana num curso intensivo sobre a utilização da ferramenta SMART para a conservação e gestão de áreas naturais e vida selvagem, organizado na Macedónia do Norte pela European Ranger Federation e a SMART Partnership.
Cerca de vinte guardas florestais e peritos em conservação da natureza de 12 países europeus e de outras partes do mundo participaram esta semana, de 30 de setembro a 4 de outubro, num curso intensivo sobre a utilização da SMART (Spatial Monitoring And Reporting Tool), uma ferramenta global para a recolha de dados em linha e a monitorização da vida selvagem.
O curso, que contou com a participação da nossa coordenadora técnica, Ana Santamaría Figueroa, e do investigador do Instituto de Investigação dos Recursos Cinegéticos (IREC – CSIC, UCLM, JCCM) José A. Blanco-Aguiar, centrou-se na configuração, adaptação e implementação desta ferramenta tecnológica para medir as tendências das populações de fauna selvagem e melhorar a gestão das espécies e das áreas naturais.
No âmbito do LIFE Iberconejo, esta ferramenta foi adaptada para monitorizar as populações de coelho-bravo à escala ibérica, com dados fiáveis, atualizados e comparáveis para toda a península sobre o estado das populações desta espécie-chave.
Com apresentações de especialistas internacionais da SMART Partnership e sessões práticas no Parque Nacional da Galiza, o LIFE Iberconejo traz consigo desta formação novas ideias e conhecimentos para promover ainda mais a monitorização de coelhos.